Jornada Donut Cidades

Jornada de experimentação da ferramenta das 4 lentes para pensar cidades prosperas e resilientes.

Olá,  para quem chega!

Somos o Donut Brasil, um movimento de pessoas tem a Economia Donut como elo conector. Pessoas que buscam novas alternativas para lidar com os desafios do século XXI e veem na proposta do Donut algumas dessas respostas. Pensar em uma sociedade que busque o bem estar social e prosperidade para todos, respeitando a saúde planetária.  


No dia21/05 começamos uma jornada online no Zoom para experimentar as ferramentas propostas pela Economia Donut para Cidades.

Algumas questões guiaram essa jornada: Como repensar nossas cidades para garantir que ninguém seja forçado a escolher entre ficar e sobreviver? De que forma podemos criar cidades onde todos "vivam no Donut", promovendo a prosperidade de forma justa e sustentável? O que realmente significa prosperidade?

 

 


Nesse espaço vamos compartilhar um pouco do que foi essa jornada e os materiais que foram apresentadas e gerados nesse encontro. 

Para experimentar as ferramentas proposta pela DEAL, utilizamos a plataforma Miro e adotamos a cidade de Porto Alegre / RS como case. A motivação foi a tragédia climática que atingiu a cidade em maio deste ano. 

Participaram dos encontros pessoas do Brasil todo, sendo muitos do Rio Grande do Sul e em especial Porto Alegre. Muitos estavam escutando sobre a Economia Donut pela 1ª vez. 

Na metodologia começamos sempre com a parte teórica e depois trabalhos em grupos, geralmente um grupo por lente. 

 

No 1º encontro além de uma introdução mais geral sobre o que é a Economia Donut, trabalhamos a ferramenta das 4 lentes para um retrato de Porto Alegre (contexto local) e Rio Grande do Sul (contexto global). No exercício o convite era para pensar sobre as coisas boas e os desafios pelo olhar das 4 lentes. A proposta era que as pessoas começassem um 1º contato com a ferramenta.



 

 

 









No 2º encontro aprofundamos um pouco mais as 4 lentes com a pergunta: Como promover prosperidade para Porto Alegre em cada lente?

Depois de responder essa pergunta para cada uma das 4 lentes, os grupos foram convidados a pensarem sobre que projetos poderia surgir para atender aquelas demandas. No final elegemos um projeto.

 







 

 

No 3º encontro o foco era exercitar a reflexão sobre indicadores com base nas dimensões propostas pela Economia Donut. Para isso foi apresentado um projeto, o corredor ecológico, e o convite para pensar, ainda dentro das 4 lentes, quais as dimensões aquele projeto impactava. Essa foi a 1ª dinâmica, em grupos, cada grupo em uma lente. Depois os grupos foram convidados a pensar os indicadores para monitorar o impacto deste projeto. 

O link da gravação do encontro está aqui: https://youtu.be/tBYaFPhd02I 

Apresentação no Anexo: WS Donut Cidades E03

Abaixo os resultados da dinâmica.

 

 

 No 4º encontro saímos de Porto Alegre e fomos para Salvador na Bahia. Neste encontro o objetivo era analisar e refletir sobre um plano climático pelas lentes das dimensões sociais e ecológicas da Economia Donut. Para isso, usamos o plano climático de Salvador. No encontro foi apresentado a história de construção do Plano, que foi um processo longo e participativo e depois fomos para a atividade. As pessoas foram divididas em grupos, por cada eixo do plano climático e sua lente Donut correspondente e as pessoas convidadas a refletirem quais dimensões as diretrizes e ações do plano estavam sendo atendidas. Depois dessa reflexão o convite era para analisar aquelas que não foram, as lacunas nos eixos estratégicos em relação as dimensões Donut. 

O link da gravação do encontro está aqui: https://youtu.be/Q6eoIWwx8rI?si=IsiiT3jn5LClrk4p 

Apresentação no Anexo: WS Donut Cidades E04

Abaixo os resultados da dinâmica.








Os próximos encontros ainda não aconteceram, mas serão atualizados aqui. 

 

Qualquer dúvida ou comentário, fiquem a vontade para entrar em contato conosco: donut.brasil@gmail.com / carolinatomazbarbosa@gmail.com 

Nossa página no instagram: @donut.brasil 

Contents

    Share

    Attachments


    Share

    0 comments

    Join the DEAL Community!

    Get inspired, connect with others and become part of the movement. No matter how big or small your contribution is, you’re welcome to join!